domingo, 5 de outubro de 2008

Dia Nacional da Politicagem ! 2008

Faz um tempinho que não posto aqui, eu sei ... mas não vou perder tempo [ apesar de acha que já perdi ;) ] com bobagens do tipo !"Nossaaaaa, quanto tempo eu não passou aqui" ou "Estava 'sumida' do blog/net" ... então vou logo ao que interessa, tanto a mim quanto a todo o cidadão brasileiro: ELEIÇÕES 2008. Mas nada de "Politicagem", ok ? Não estou aqui para fazer campanha não ! Tenho plena consciência de que este blog não é o melhor lugar e hoje não é o melhor momento... quero falar um pouquinho de DEMOCRACIA, que de maneira indireta - infelizmente ou felizmente - nos faz exercer um pouco de nossa Cidadania. Quanto a ser indireta, me refiro ao tipo de participação, pois nós elegemos REPRESENTANTES, mas não expomos propostas e etc pessoalmente. Para falar a verdade, o que eu quero mesmo é imaginar como seria uma Assembléia Geral Brasileira, nos moldes da Ágora Grega ! Aí sim seria uma Democracia Direita ! Não estou falando de um governo dos Aristoi, como defendeu Aristóteles, ou de uma Sofocracia, como queria Platão ... falo mesmo do povão, em praça pública, discutindo o futuro do nosso pais, votando pessoalmente os projetos de lei, decidindo o orçamento da máquina ... nossa a lista é gigantesca. Imagine isso tudo na praça pública ! Eu imaginei um verdadeiro CAOS ... questiono duas coisas: será que eles estão preparados ? Sabem o que estão fazendo ? Eu responderia que nããão ! É só olhar para a propaganda eleitoral na Televisão, Rádios, e até os jornaizinhos e 'santinhos' que os candidatos distribuem por aí: é um tal de Joaquim da Padaria, Zé da Couve, Josefina Fina ... sem contar nas ilustres personalidades com carreira em decadência que optam pela candidatura para, assim, 'fugir do esquecimento'. Se na democracia indireta as coisas estão desse jeito, imagine se fosse direita ! Iríamos encontrar as mesmas espécimes, só que em maior quantidade, imaginem.
Não estou repudiando os candidatos do povão, só quero deixar claro que falta de capacidade (principalmente a técnica) coloca tudo a perder. A maioria acha que esse tipo de candidato resolve todos os problemas da comunidade como quem sacode uma varinha de condão, num passe de mágica; se esquece do procedimento, das normas e, principalmente das limitações. Os três poderes são assim divididos para evitar abusos e garantir equilíbrio (pelo menos esta é a proposta), isso quer dizer que o nossos vizinhos, amigos, e conhecidos que são candidatos não vão poder usar pózinho mágico. Quer dizer, se usarem, o pózinho pode até funcionar, mas vai (quem sabe) despertar o gênio da lâmpada ... que não vai nem perguntar qual é o seu desejo, e vai dar um presente como processo ! Bem , pelo menos é esta a proposta ...
O mesmo vale para os Politiquilhos, aquelas velhas raposas que se dizem muuuiiiito experientes. Mas experientes em que ? Em corrupção ? Ahhh não ! Esse velho papo de " Vote em mim, pois eu tenho experiência" não me convence; experiência não é nada, a palavra da vez é capacidade. Enquanto aquela está relacionada com o tempo e aumenta com o mesmo, esta tem a ver com saber fazer bem feito (e fazer justo) !
Apesar do que já disse, eu até prefiro o primeiro tipo de candidato ( tipo povão): neles pode (algumas vezes) até faltar pé no chão; mas uma vez que tenham vontade de aprender, de fazer o certo da maneira certa e ajudar os menos favorecidos, com certeza o sucesso é garantido ! O pior são as velhas raposas, que sabem o procedimento de cor e salteado e, mesmo assim, " não fazem por onde" !
Então, minha gente, se os Titãs cantam que "É preciso saber viver", eu digo que é preciso, também, saber votar ! A coisa é séria, brinquedo é coisa de criança e este país é grande demais (tanto em extensão territorial, quanto em desigualdades sociais) para ser brincadeirinha !


Abraços para todos !
:D

Nenhum comentário: