terça-feira, 18 de novembro de 2008

O que você quer ser ? Sereia ... ou Baleia ?

Uma academia muito famosa colocou um outdoor numa avenida de grande movimento. O corpo escultural de uma modelo completava a frase desafiadora: “Nesse verão, qual você quer ser: Sereia ou Baleia”?
Ao ver aquilo, uma mulher enviou a seguinte resposta à academia: “Ontem vi um outdoor de vocês com uma moça lindíssima de biquíni e a frase “Nesse verão, qual você quer ser: Sereia ou Baleia”? Respondo: Baleias sempre estão cercadas de amigos.Baleias têm vida sexual ativa. Engravidam e têm filhotinhos fofos. Baleias amamentam. Andam por aí cortando os mares e conhecendo lugares legais como a banquisa de gelo da Antártida e os recifes de coral da Polinésia. Baleias têm amigos golfinhos. Baleias comem camarão à vontade. Baleias esguicham água e brincam muito. Baleias cantam muito bem e têm até CDs gravados. Baleias são enormes e quase não têm predadores naturais. Baleias são resolvidas, lindas e amadas. Enquanto que sereias não existem.
Se existissem viveriam em crise existencial: Sou um peixe ou um ser humano? Sereias não têm filhos, pois matam os homens que se encantam por sua beleza. São lindas, mas tristes e sempre solitárias. Por isso, prefiro ser baleia”!
A mulher divulgou essa resposta, por e-mail, a milhares de pessoas. Dizem que a academia retirou o outdoor na mesma semana.



Este textinho, que todo mundo já deve ter lido, é Uuma pequena amostra do modo como a mídia tenta tirar a nossa identidade e nos fazer escravas de determinados padrões de beleza; que, como tudo relacionado a beleza, é efêmero, e não passa simplesmente de uma modinha. Nada contra fazer exercícios, aliás são saudáveis e, desde que bem feitos e com o acompanhamento necessário, só nos trazem benefícios; mas a mensagem que a propaganda trouxe não foi bem esta, não é ? Quem dera se fosse, e a leitora, copm bons argumentos conseguiu se impor ... será que, no dia-a-dia, nos conseguiriamos nos impor como ela; defender seus argumentos da forma como ela defendeu, ou será que abaixaríamos a cabeça como escravos desses padrões superficiais ?

Esse incentivo, ou melhor, devo chamar de uma verdadeira intimação para impor uma verdadeira ditatuda da magreza, principalmente. Funciona assim: 1)Eles (gente que tem muito dinheito no bolso, mas nenhum escrúpulo) tentam nos vender suas mercadorias. 2) Seria até inocente pensar que seria simples assim, não é ? Mas a chave para vender bem é "trabalhar" a imagem do produto e isso significa que as pessoas têm que ter a impressão, por mais débil que seja, de que a beleza, o bem-estar e a felicidade plena estão condicionados a um produto & Cia. 3) Logo, nós somos cercados por todos os lados com padrõezinho bestas e achamos que temos que parecer com as modelos.

Agora vem a pergunta: onde entra a gente nessa história toda ? Quem somos nós, ou melhor ... o que estão fazendo com a gente ? Não sei se viramos brinquedo, ou algo bem parecido. Simplismente é a impressão que tenho.

Exatamente o tipo de coisa que pode influênciar opiniões, estilos de vida e, infelizmente, até na saúde: é o caso da anorexia, bulimia entre outros transtornos. Para não ter que estender uma lista com todos os transtornos que esses padrões ultra-distorcidos ajudam a provocar. Sobre a Anorexia e a Bulimia, já ouvi falar, já li até mesmo pela internet depoimentos de quem considera "Low Food", "No Food" e as "Miadas" um estilo de vida mesmo, que nada tem a ver com doença: é uma opção. Dos depoimentos lidos, a minoria era de gente que já passou pela situação e deu a volta por cima (ou pelo menos tenta dar a volta por cima); a maioria era de gente que não encherga o problema, vê uma imagem distorcida no espelho e considera a comida uma inimiga.
Ah ! Não para por aí: adivinhem o que também virou modinha ? Falar que tem anorexia ! É isso mesmo ... deprimente, não ? Enquanto muita gente sofre tentando sair, muita gente besta sabendo com que está se metendo acha que é um máximo. Enquanto os Anorexos negam o problema, se acham gordos e choram como se tivesse comido como um boi quando, na verdade comeram uma folha de alface e uma maça; tem babacas se gabando, dizendo que não estão bem comendo e que têm anorexia. Lamento muito, e o pior disso tudo foi que eu me deparei com um "teatro" desses. Confesso que fiquei nauseada ...

Emagrecer é muito bom, eu confesso ... mas não é mais importante do que o que temos por dentro. Eu sei que isso pode parecer bobo, distante da realidade, mas é a mais pura verdade. O que tem por fora não passa de "o que tem por fora" mesmo ! É só 'casca', gente, como em uma fruta. É assim: você colhe uma linda maçã, com a casca bem brilhante e bem vicosa; mas aí você morde a fruta e vê que ela está estragada, pode até ser por ter 'amadurecido' demais ... ou seja: um pacote bonito não corresponde exatamente a um conteído bonito. Faça valer a sua beleza !
E você, quer ser BALEIA ou SEREIA ?Cada um pode ser o que quiser. Eu, por exemplo, posso emagrecer, pintar o cabelo, comprar roupas bonitas e etc; mas o que eu quero mesmo é ser B-A-L-E-I-A ! Pois, como disse a Leitora, em resposta ao anúncio: "(sereias) São lindas, mas tristes e sempre solitárias. Por isso, prefiro ser baleia”

Beeeijos!

33 comentários:

Livia Queiroz disse...

Muito boaaa, eu ja conhecia esse texto e acho fantastico...
Adorei relê-lo por aqui!!!

P.S.: Brigada pelo comentário. Eh verdade Gleison eh um amigo muito especial, mais que isso: quase irmão!
Ah, e fica a vontade pode me seguir sim...
Bjaum


Agora to c o tempo curtissimo mas vou voltar aki pra ler tudo com mais calma viu??


ateh mais

Robs disse...

Oi Fê (olha as intimidade...rsrs).
Querida, primeiramente gostaria de agradecer a visita ao meu blog e pelos elogios, fiquei mto feliz em saber que vc gostou...

Eu tb adorei seu blog. Achei ele super pra cima, com idéias inteligentes. Ta de parabens! De verdade....

Fique a vontade para linkar ok?? Tb vou linkar vc!!

Grande bjo=*

Biia (: disse...

Oiiiiiiii !!
Nossa AMEI o textoo!! Na verdade não posso falar muuito pois sou MUITO magra, tipo naturalmente sabee? Eu não engordo de forma nenhuma !! Porem eu defendo as baleiass !! Aquelas que não são "perfeitas" como eu não sou, diante a midia eu não tenho bunda, nem coxa grossa, nem peitão !! Mais eu tenho CABEÇA, coisa que essas ditas "sereias" não temm, se hoje eu tenho amigos, namorado, estudo, é graças a minha CABEÇA e não ao meu CORPO, e me orgulho muito disso !! ^^'


Beijão e volte seempre ;D

bibi disse...

aham... tipo, tinha minhas fotos. mas era anonimo ! :P ou qse neh ?!

jah tinha lido esse texto.. bem legas.. eu tbm qero ser uma baleia ! :D:D
o novo blog agora eh

http://diarioderolos.blogspot.com

Ju disse...

Oi, Fernanda, tudo bem contigo?Esta novela é maravilhosa!!!
Eu aceito seguidores com muito carinho, e aceito que tu sejas minha seguidora.
Seja sempre bem vinda!!
Beijosss!!!

Ju disse...

Eu e a minha irmã choramos ao ver esse filme principalmente a parte final que ela canta aquela música maravilhosa.

Bjs

Regular Joe disse...

Linda, concordo integralmente com a revolta da moça contra esses padrões que nos são impostos, hoje em dia. Às vezes me sinto trancafiado em pequeníssima jaula, e doido de vontade de pôr um braço para fora, pois é cruel demais "emoldurar" as pessoas, assim, com a força militar da mídia.
Amei sua apreciação crítica do caso.
Beijinhos do João

Unknown disse...

Já conhecia o texto, deixa-me frustrada sempre.
Amiga obrigado pelas suas presenças nos meus blogs, dá muita alegria sabe?
Leve meu presente de amizade lá nos Tachos e também se quiser o meu oratório da Sagrada Familia para dar alento ao seu cantinho.
Beijinhos
Manuela

Anônimo disse...

Orra! O texto é tão bom que eu tive que ler pra uma amiga aqui do lado. (tô na faculdade)

Beijo, Fernanda! :*

Anônimo disse...

E ah, já ia me esquecendo... pode aprender comigo, basta querer. (na vida real é melhor mas como a gente não se conhece arrisca na virtual)
Basta acompanhar meu blog e interagir comigo por MSN. haha

Fica a dica. ;)

JC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beatriz Paz disse...

Resumindo o que eu achei do seu post: FODA. Desculpe o palavreado, mas foi primeira palavra que me veio em mente. A mídia nos vende uma ideia, e a massa compra. Ainda bem que existem pessoas que ainda pensem.
Muito bom seu blog, mesmo!

_______________________________
Soletra pra Mim?
Novo post: Nós. Não deixe de ler, e comentar ;)
http://www.soletrapramim.blogspot.com
Se estiver interessado(a) em parceria, entre em contato ou por comentário, ou por e-mail:beatriz.spaz@hotmail.com.
Obrigada!

Filha de Pemba disse...

Na falta do que fazer no trabalho, fui de blog em blog e caí aqui! =)

Na verdade, eu não prefiro ser uma baleia. Eu SOU uma baleia! E o melhor, é que nem tive que fazer opção nenhuma. ¬¬

Brincadeiras a parte, adoro ler textos assim ! Ela foi muito feliz nessa resposta !

*Vou acompanhar seu blog ! :]

Anônimo disse...

Olá Fernanda, bom saber que temos pessoas que não estão interessadas apenas no padrão globo de beleza, a corpolatria têm limites. Temos que nos respeitar e amar de dentro para fora. Muito bom. Parabéns pela inteligente postagem. Muita paz e harmonia para você.

Forte abraço

caurosa.wordpress.com

Sammyra Santana disse...

eeeeee, pois tá declarado! eu tb prefiro mil vezes ser baleia!
na verdade nunca liguei pra esse negócio de seguir padrões impostos pela mídia ou por quem quer que seja...
dona vaidade passou foi longe de mim, hahahahaha!
mas eu sou feliz assim, então deixa...
Beijo bem gigante pra tu!

Sammyra Santana disse...

ah, e pode seguir ou linkar! fica à vontade, flor!
depois vou te linkar tb... beijo

Gilbamar disse...

A ditadura da moda é tirana e absurda, provoca e maltrata. Mas as mulheres resolvidas, as que sabem o que realmente desejam em suas vidas, seguem a existência vivendo à sua maneira inteligente, longe dessa opressão da mídia e da moda.

Seu blog é fascinante e belo.

O Profeta disse...

Esta carícia de fresca brisa
Transporta a beleza de Oriente
Uma voz doce cede ao silêncio
Esta aurora acorda finalmente

A sombra perdeu-se na luz
Escuto o pranto e o riso na bruma
Palavras fugindo ao sentido
Lembranças perdidas na espuma



Bom domingo



Mágico beijo

Drê disse...

Adorei a iniciativa desta mulher...
Se ela não falasse, ngm ia falar e as pessoas continuariam sendo escravas da mídia.
Anei o post.
Beijos

Camila disse...

Menina já cheguei amando seu blog!
Baleiaaaaa é melhor que sozinha, né?!
Adoreiiii!
Muito bom por aqui!
Beijos

Cleo disse...

Fernanda, que texto excelente.
estás de parabéns!
e sabe, eu sou à favor de ser feliz,e as gordinhas que conheço, todas, tem um rosto lindo, estão sempre sorrindo, você já notou isso também? eu não conheço ninguém gordo de cara feia, só gordos de caras lindas, acho que é por serem felizes. então viva as "baleias".

Beijos de rimas prá ti.
Cleo

Gabri Rodrigues disse...

Baleeeia com certeza!
entre a beleza efêmera, solidão eterna ou ´personalidade e amigos... fico com a segunda opção!
O mundo de hoje procura perfeição em meio aos inperfeitos!
Um vivaaa às baleiaas! \o/

Lindo blog!!
Beijooos

Tatah Marley's Confissões disse...

se ser baleia é sinonimo de saude e bem estar, entao opito por isto!

Cami @Indespair disse...

eu simplismente odeio esses malditos padroes da beleza
eu uma amiga estavamos pensando em fazer um movimento contra esses malditos padroes, e eu simplismente amei seu blog e principalmente seu texto, eu prefiro mil vezes ser baleia.
vou te link tbm ;)
beijos;*

Unknown disse...

Olá Fernanda, peço desculpa ando muito ocupada sem tempo para nada.
obrigado pelas suas visitas e alegria.
Beijinhos
Manuela

Unknown disse...

Amiga venho convidá-la a participar na minha inauguração do meu blog sobre o Natal, apareça e leve um presente pode levar o que mais gostar.
Beijinhos
Manuela

Marcella Castro disse...

Nossa, adorei esse texto! Muito bom e bem realista heim? Acho que também optaria por ser uma baleia rsrs
beijos!

Tiago disse...

Oi querida
Não tenho banner
Só o meu
Valeu pela visita e te add
Me add tb?
Bjo e tenha uma linda semana
Excelente dezembro a vc!

Je Vois La Vie en Vert disse...

Olá Fernanda,
Obrigada pela tua visita ao meu cantinho verde.
Foi uma resposta muito justa que esta senhora deixou !
As mulheres ainda não perceberam que querem ser magríssimas por causa dos olhares das outras mulheres porque os homens nunca gostaram de "tábuas de engomar". Eu também gosto de ser elegante mas não vou me privar do prazer da gula por causa disso e fazer da minha vida um castigo.
Também não quer dizer que temos que nos deixar engordar demais porque isto pode ser prejudicial em relação à saúde, para o coração que tem que bombear mais quando o peso é excessivo e para os ossos que são obrigados a suportar uma pressão a mais, sem falar de tensão alta, de colesterol e de diabetes.
Se gostas do francês, podes fazer o que fazem vários amigos-bloguistas : Ler primeiro em francês e depois em português para saber se entenderam tudo. É uma maneira de aprender uma língua (gratuita) e as traduções são completamente feitas por mim, sem ajuda de ninguém nem de "loucos" tradutores on-line, por isso podem existir alguns erros em português mas em geral, é comprehensível porque nunca tive ninguém que não me percebesse...

Beijinhos verdinhos

disse...

Há tempos a midia se comporta dessa maneira. É realmente uma tragédia. Não é exagero, vemos nossas filhas e até filhos perdendo a batalha para a anorexia e a bulimia. Os meninos morrendo por tomar remédios para cavalos e ficarem bombados.
E as vezes esse negocio de moda chega a ser cômico: vemos nas ruas um pelotão de meninas com cabelos alisados, a famosa chapinha, e os meninos de franjões, o famoso emo. São todos iguais, perde a graça!!!
Moda não é um segmento. As pessoas não entendem isso.
Moda é ser você, é ter presença e personalidade.
Abços.

Drê disse...

Mas Graças a Deus as férias estão cehgando.
Então atualizarei sempre e passarei sempre por aqui.
Beijos

Cami @Indespair disse...

respondendo seu comentario no meu blog
nossa vc falou a verdade não dá pra ser feliz com frustaçoes.
e sabe qual é o pior,
eu sei que esse negocio de principe encantado é a maior furada, que não existe, mas as vezes eu me pego olhando pras estrelas perguntando quando o meu principe vai chegar?
sou msm uma criança que gosta de ser enganada.
beijos;*

Unknown disse...

Tem lá a receita sim se procurar bem.
Está nas receitas de Natal.
Obrigado pela visita.
Beijinhos e Bom Natal.
Manuela